Metodologia

A equipe do #VotePorMim teve acesso às propostas de governo dos candidatos à Presidência da República e aos governos dos estados e do Distrito Federal por meio do portal Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses documentos são públicos e qualquer pessoa consegue ter acesso a informações dos concorrentes a cargos do Executivo e do Legislativo na Eleição Geral de 2022.

 

O que procuramos

Cada proposta de governo foi lida na sua totalidade em busca dos planos dos candidatos para a gestão e a conservação da fauna silvestre. Ainda que não fosse encontrada alguma proposição específica para animais selvagens, procurou-se elementos que pudessem envolver a fauna, como abordagens voltadas à biodiversidade.

Vale destacar que, em meio ambiente, há uma ligação entre elementos, o que faz com que a ação direta sobre um elo gere consequências em outro. Dessa forma, quando a equipe do #VotePorMim buscou, por exemplo, questões ligadas à fauna no universo da “biodiversidade”, a ideia foi encontrar propostas que também tenham sido pensadas e surtam efeito diretamente sobre os animais silvestres.

 

Candidaturas pesquisadas

As propostas de governo de todos os candidatos à Presidência da República foram lidas para ser destacado o que cada um propõe para a fauna.

Para a eleição ao cargo de governador dos estados e do Distrito Federal, a quantidade de candidatos é muito grande, já que o Brasil possui 27 unidades federativas. O #VotePorMim trabalhou, então, com as propostas de governo dos três candidatos mais bem classificados em cada estado e no Distrito Federal de acordo com pesquisas de intenção de voto. Quando houve uma diferença de até cinco pontos percentuais entre o terceiro e o quarto colocado nas pesquisas, os programas de ambos foram incluídos.

 

Pesquisas consideradas

Para determinar quais os candidatos aos governos dos estados e do Distrito Federal que teriam suas propostas de governo verificadas, o #VotePorMim procurou pelas pesquisas divulgadas mais próximas de 25 de agosto. Trabalhamos com levantamentos de dados realizados pelo Datafolha, Ipec, Ipesp, RealTime Big Data, Paraná Pesquisas, DataSensus, Datavox e MT Dados – todos disponíveis para consulta.

Pular para o conteúdo