Ceará
CAPITÃO WAGNER (União)
Vice: Raimundo Matos (PL)
Coligação: União pelo Ceará (Pode, Avante, PL, Republicanos, PTB, Pros, União)
O Capitão Wagner cita os animais silvestres e a biodiversidade no capítulo Dimensão Infraestrutural, que também trata de meio ambiente e proteção dos animais. O candidato propõe “implantar uma política estadual de combate às zoonoses que elimine a eutanásia como controle populacional de animais e o comércio de animais silvestres, reabilitando animais apreendidos e resgatados – preservando a biodiversidade”.
Também quer implantar ações descentralizadas de fiscalização, com o intuito de combater o desmatamento e as queimadas ilegais.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
ELMANO DE FREITAS (PT)
Vice: Jade Romero (MDB)
Coligação: Ceará Cada Vez Mais Forte (PT/PC do B, PV, PP, MDB, PRTB, PSOL, Rede, Solidariedade, Pros)
O candidato Elmano de Freitas faz menção aos direitos dos animais selvagens e domésticos. Ele propõe, genericamente, fazer campanhas educativas visando à proteção e à garantia desses direitos. O candidato também propõe “fortalecer” políticas de educação ambiental para a manutenção da flora e fauna, focando na formação de crianças e adolescentes.
O candidato reforça, ainda, a necessidade de proteger, recuperar e valorizar o meio ambiente no estado, com ênfase na preservação das áreas de proteção ambiental, mas não apresenta medidas concretas.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
ROBERTO CLÁUDIO (PDT)
Vice: Domingos Filho (PSD)
Coligação: Do Povo, Pelo Povo e Para o Povo (PSDB, Cidadania, PMN , Patriota, Agir, PMB, PDT , PSD, PSB, PSC, DC)
No programa de governo da chapa encabeçada por Roberto Cláudio há um capítulo sobre o meio ambiente, em que aborda os temas segurança hídrica, saneamento e proteção animal. O candidato, porém, não apresenta propostas concretas sobre meio ambiente, apesar de utilizar termos genéricos como: respeitar e proteger os ecossistemas ambientais, preservar o meio ambiente, proteger os recursos naturais, promover a sustentabilidade ambiental, proteger e promover o bem-estar animal, entre outros.
O documento não tem qualquer referência específica à fauna silvestre,
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.