Paraíba
JOÃO AZEVEDO (PSB)
Vice: Lucas Ribeiro (PP)
Coligação: Juntos pela Paraíba (PSB, Agir, PP, Avante, PMN, PSD, Solidariedade, Pode, Republicanos, Patriota, Pros)
O programa do candidato João Azevedo tem um eixo denominado “Paraíba nos Princípios Sustentáveis” que promete priorizar a produção agrícola de baixo carbono, implantar comunidades rurais sustentáveis, estimular a utilização de energias limpas e incentivar a diversificação da matriz energética, além de “apoiar a efetivação” de leis sobre educação ambiental, mudanças climáticas e unidades de conservação.
O programa, no entanto, não cita o tema da fauna silvestre.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
NILVAN FERREIRA (PL)
Vice: Artur Bolinha (PL)
Coligação: Partido isolado
As propostas ambientais do programa do candidato Nilvan Ferreira estão inseridas no eixo “Desenvolvimento Econômico”. De forma genérica, o programa prevê o desenvolvimento de atividades sustentáveis e a promoção do “verde” e da “justiça ambiental”, além de incentivos à energia renovável. Ao mesmo tempo, prega “inverter a lógica do licenciamento ambiental”, acelerando os processos de liberação.
Não há, no programa, qualquer menção à fauna silvestre.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
PEDRO CUNHA LIMA (PSDB)
Vice: Domiciano Cabral (Cidadania)
Coligação: Coragem para Mudar (PDT, PSDB, Cidadania, União, PMB, PSC, PTB, Pros)
O programa do candidato Pedro Cunha Lima traz, no eixo “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, uma proposta relacionada à fauna silvestre: a “construção de corredores ecológicos, dando passagem aos animais em locais cortados por estradas”. Ele também promete apoio a organizações ligadas à causa animal, sem especificar.
O programa propõe ainda: combater a desertificação da Caatinga e da Mata Atlântica, fortalecer a polícia ambiental, revitalizar bacias hidrográficas, criar unidades de conservação e promover o uso de energia limpa e renovável, entre outras ações.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
VENEZIANO (MDB)
Vice: Maísa Cartaxo (PT)
Coligação: A Paraíba Tem Pressa de Ser Feliz (MDB, PT, PC do B, PV)
O programa do candidato Veneziano Vital do Rêgo tem um item denominado “Fomento à Causa Animal”, em que não cita diretamente a fauna silvestre, mas promete implantar “delegacias especializadas em crimes ambientais, que incluam as ações de combate aos maus-tratos animais”, entre outras “ações intersetoriais”, não especificadas e que geralmente atendem a animais domésticos.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.