Paraná
CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR (PSD)
Vice: Darci Piana (PSD)
Coligação: A Mudança Não Para. Pra Frente Paraná (Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, PSD, União, PMB, PP, Agir, Pros, PTB)
Dividido em duas partes – o que foi realizado e as propostas para a segunda gestão (2023-2026) –, o plano de governo de Ratinho Junior cita ações em favor da fauna silvestre.
O Paraná estruturou espaços para atendimento da fauna silvestre na capital e interior, criou um centro de triagem de animais silvestres (em Ponta Grossa) e uma delegacia eletrônica para combater maus-tratos em animais. A proposta é prosseguir com a criação do Centro de Referência em Manejo, Conservação e Pesquisa da Fauna Silvestre.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
PROFESSOR IVAN (PSTU)
Vice: Phill Natal (PSTU)
Coligação: Partido isolado
Fiel às raízes do partido, o Professor Ivan apresenta seu plano defendendo a derrubada do capitalismo e defende o socialismo como modelo de governo para o país e o Paraná. O candidato acusa as multinacionais e o agronegócios de lucrarem com a destruição da natureza. Ele não apresenta propostas para a fauna silvestre.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
PROFESSORA ANGELA (PSOL)
Vice: Sergio Nakatani (Psol)
Coligação: Federação Psol Rede (Psol, Rede)
A candidata Angela Machado propõe uma série de ações para o meio ambiente, como um plano estadual de preservação, zerar o desmatamento e estimular a redução do uso de agrotóxicos, entre outras propostas. Nenhuma delas, no entanto, menciona a fauna silvestre.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.
REQUIÃO (PT)
Vice: Samek (PT)
Coligação: Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB, PV)
No plano de governo de Roberto Requião, o tema ambiental aparece no capítulo dedicado ao turismo. O candidato defende a articulação dos dois setores no planejamento de políticas públicas. O documento não traz propostas para a fauna silvestre.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.