Rondônia

CORONEL MARCOS ROCHA (União)
Vice: Sérgio Gonçalves (União)
Coligação: Compromisso, Trabalho e Fé (União, Republicanos, Avante, MDB, Patriota, PSC, PSDB, Cidadania)
O programa do candidato Marcos Rocha, no eixo sobre Meio Ambiente, promete inovar para tornar o estado “referência na manutenção da fauna, flora e recursos hídricos”. Uma dessas inovações seria dar “maior celeridade ao licenciamento ambiental”.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.

IVO CASSOL (PP)
Vice: José Genaro (PP)
Coligação: Partido isolado
O programa do candidato Ivo Cassol tem um eixo denominado “Meio Ambiente” que não traz propostas para a conservação da fauna ou dos biomas do estado. Ao contrário, promete “rediscutir” as reservas legais e “as recentes criações de parques”, além de “modernizar” os órgãos ambientais para “dar celeridade nas análises e aprovações de licenças”.
No eixo “Segurança Pública”, o programa prevê fortalecer o policiamento ambiental, ampliar a fiscalização e atualizar o Plano da Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.

MARCOS ROGERIO (PL)
Vice: Dra. Flávia Lenzi (PL)
Coligação: Pelo Bem de Rondônia, Pelo Bem do Brasil (PL, DC, PMB, PTB)
O programa do candidato Marcos Rogério tem uma diretriz genérica sobre “Ordenamento e Meio Ambiente”, em que se compromete a “assegurar a implantação da política pública estadual de proteção aos animais”. Ele não cita especificamente a fauna silvestre nem dá detalhes da proposta.
No mais, o programa promete transformar as florestas do estado “num poderoso ativo econômico” e certificar reservas ambientais para venda de créditos de carbono.
Acesse aqui a proposta de governo da candidatura.